sábado, 19 de junho de 2010
Seleção de Obras para Viola
- Sonatas para viola e piano ( Johannes Brahmas )
- Concerto de Brandemburgo n°6 ( J. S. Bach )
- Concerto para Viola em dóm ( Christian Bach )
- Concerto em Sol M ( tellemann )
- Duo para viola e violoncelo ( Beethoven )
- Sinfonia Concertante ( Mozart )
- Trio para Viola, clarineta e piano ( Mozart )
- Concerto para Viola ( Stamitz )
- Sonata Arppeggione ( Schubert )
- Marchenbilder, Viola e piano, op. 113, ( Schumann )
- Dom Quixote, solo importante ( Richard Strauss )
- Sonata para Viola e piano em rem ( Glinka )
- Concerto para Viola ( Bela Bártok)
- Tauermusik ( Hindemith )
- Três Sonata para Viola solo ( Hindemith )
- Três Sonata para Viola e piano ( Hindemith )
- Der Schwanendreher, Viola e orquestra ( Hindemith )
- Três Súítes para Viola solo ( Max Reger )
- Concerto para Viola ( Walton )
- Peça de concerto, Viola e piano ( Geoge Enescu )
- Elegia ( Glazunov )
- Sonatas, Viola e piano ( Rebecca Clarke )
- Capricho, Viola solo, ( Henri Vieuxtemps )
- Três peças para Viola e piano ( Guerra Peixe )
- Sonata para Viola e Piano ( Radamés Gnattali )
- Concerto para Viola e orquestra ( Radamés Gnattali )
- Duetos n° 1,2,4,5,6, Viola solo ( Ernani Aguiar )
- Dezvioladas, Viola ( 10 ) solo ( Ernani Aguiar )
- Meloritmias, Viola solo ( Ernani Aguiar )
A VIOLA - Técnicas de Arco
- Pizzicato - Tocar as cordas com os dedos.
- Col legno- Segurar o arco de lado, encostando a madeira nas cordas, produzindo efeito.
Vibrato- Fazer o som vibrar. o vibrato pode ser de dedo ou de punho.- Corda Dupla- Tocar duas, três ou quatro cordas ao mesmo tempo.
- Hamônicos- Sons suaves produzidos quando os dedos encostam suavemente um determinado ponto das cordas.
- Glissando- Deslizar o dedo sobre a corda.
- Sul Ponticello-Passar o arco bem próximo ao cavalete.
- Sul Tasto- Passar o arco próximo ao espelho, obtendo um timbre velado e suave.
A VIOLA - Execução
A execução mais comum é a fricção do arco nas cordas. Antes de tocar o instrumento, o violista passa uma resina sobre a crina do arco chamada de "breu", produzindo o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da VIOLA, denominado caixa de ressonância, pela alma,um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da VIOLA, mais ou menos abaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecanica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.
A VIOLA - Origem e Timbre
A Viola, foi criada entre os séculos XIV e XV, e possivelmente como a conhecemos, surgiu da VIOLA D'AMORE.
A palavra VIOLA foi utilizada por muito tempo ( antes do século XVI ) para identificar genericamente, qualquer instrumento de arco.
Ela tem tamanho um pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino, mas utiliza-se técnica praticamente idêntica para se tocar.As diferenças de timbre entre esses dois instrumentos, são claramente audíveis na Sinfonia Concertante ( K.364 ) de Mozart.
A Viola é um dos instrumentos que utilizam a clave de DÓ ( na terceira linha ) e em regiões agudas a clave de SOL.
Tem papel fundamental na música de câmara fazendo parte da formação tradicional do quarteto de cordas.
É visualmente semelhante ao violino, entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave. Sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.
Assim como os outros instrumentos de corda, as VIOLAS também podem ser amplificadas eletronicamente.
A palavra VIOLA foi utilizada por muito tempo ( antes do século XVI ) para identificar genericamente, qualquer instrumento de arco.
Ela tem tamanho um pouco maior que o violino e também arco com tamanho e peso diferente do violino, mas utiliza-se técnica praticamente idêntica para se tocar.As diferenças de timbre entre esses dois instrumentos, são claramente audíveis na Sinfonia Concertante ( K.364 ) de Mozart.
A Viola é um dos instrumentos que utilizam a clave de DÓ ( na terceira linha ) e em regiões agudas a clave de SOL.
Tem papel fundamental na música de câmara fazendo parte da formação tradicional do quarteto de cordas.
É visualmente semelhante ao violino, entretanto possui um som mais encorpado, doce, menos estridente e mais grave. Sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo.
Assim como os outros instrumentos de corda, as VIOLAS também podem ser amplificadas eletronicamente.
Assinar:
Postagens (Atom)